Imagine a seguinte cena: você está andando na rua, quando do nada uma pessoa começa a pegar fogo. Ou melhor ainda, você vai visitar uma pessoa, e quando chega em sua casa à encontra carbonizada sem nenhum vestígio de incêndio.
Nota: é isso mesmo minha gente, a combustão se dá quando a pessoa ainda está viva!
O primeiro caso de CHE foi relatado pelo dinamarquês Thomas Bartholin, em 1663.
Ele descreveu a seguinte cena: em Paris, uma mulher “ardeu em chamas e fumaça”, enquanto a cama em que ela dormia no momento permaneceu intacta.
O primeiro caso de CHE foi relatado pelo dinamarquês Thomas Bartholin, em 1663.
Ele descreveu a seguinte cena: em Paris, uma mulher “ardeu em chamas e fumaça”, enquanto a cama em que ela dormia no momento permaneceu intacta.
Combustão Humana Espontânea, ou simplesmente CHE é o nome deste raro acontecimento. Uma pessoa queima até se tornar cinzas sem nenhuma causa aparente. Existe cerca de 200 casos conhecidos de CHE com características semelhantes.
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES:
→ O corpo da vítima é quase completamente tomado pelas chamas e geralmente ocorre no interior da própria residência (
→ Cheiro de fumaça adocicada no cômodo onde aconteceu a CHE;
→ Corpo quase completamente carbonizado, exceto por suas mãos, pés e pernas que permanecem intactos pelas chamas.
Existem inúmeras teorias para explicar o fenômeno: – Paranormais; – Naturais.
Entre todas as explicações naturais existentes, a que faz mais sentido é a seguinte: As vítimas – tendem a ser idosas, enfermas ou obesas – estão dormindo, imóveis ou então mortas como por exemplo um ataque de coração, e acionam o fogo comumente por um cigarro derrubado.
Esta hipótese é conhecida como “Efeito Pavio”, onde uma faísca externa queima a roupa da vítima e chega à pele (Muito racional, não acham?).
Neste momento você deve estar se perguntando (ou não. rs): Será que isso realmente pode acontecer? Nosso organismo tem capacidade para tal coisa curiosa? Posso te responder cientificamente que a possibilidade de um corpo humano entrar em combustão espontânea é super, hiper, mega remota. Tudo bem que em nosso corpo existe metano e gordura, porém nosso corpo é formado principalmente por água.
Um exemplo bem concreto, para um corpo humano ser cremado a temperatura deve chegar à 900°C.
This girl is on fire...
Então pessoal, esse foi o primeiro assunto abordado do Curiosidade Infindável, espero que vocês tenham gostado. Deixem suas opiniões e sugestões nos comentários para a próxima postagem. Valeu pela paciência e até semana que vem!