Em 26 de abril de 1986, foi realizado um experimento com o reator 4 da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia (Pripyat, na antiga União Soviética). O objetivo era observar o comportamento do reator com baixos níveis de energia. Houve muitas violações de regras de segurança indispensáveis, foi neste momento que se deu início a uma enorme tragédia nuclear.
Na madrugada deste dia este reator explodiu lançando no ar chamas decores radioativas (igual a um Arco Íris do mal), para se ter uma noção estes “fogos de artifícios” podiam ser vistos em toda a Europa e parte dos Estados Unidos (Podem acreditar, este foi o pior acidente industrial de todos os tempos). Em meio a este caos, foram feitas muitas tentativas sem sucesso. E em uma delas foi criado o objeto mais perigoso do mundo.
Resumindo a história, o Pé de Elefante (ou Medusa Nuclear) é uma mistura de ferro, combustíveis, materiais radioativos e materiais do prédio da usina, se solidificando como o vidro. Para se ter uma ideia da magnitude deste elemento, segue abaixo uma tabelinha básica e bem resumida, usaremos RG(unidade que mede o nível de radiação de um ambiente):
► 15RG’s - radiação considerado normal (encontrado em qualquer ambiente).
► 75RG’s - causa tonturas, náuseas e desmaios
► 300RG’s – suficiente para matar um ser humano saudável.
► 600RG’s – causaria queimaduras na pele, fígado, cérebro e pâncreas. Em contato com esse nível de radiação, uma pessoa não viveria mais do que 2 dias
► 10.000 RG’s - todas as pessoas que chegam a 200 metros de distancia destes RG’S, morrem instantaneamente.
Após algumas pessoas morrem por chegarem muito próximos ao pe de elefante, o governo local começou a enviar robôs para tirar fotos e investigar este misterioso elemento, porem os robôs se derretiam por completo em cerca de 1 minuto. Tempo suficiente para tirar uma foto e enviar para a base (nenhum robô enviado retornou a base).
Todo ano, este pé de elefante radioativo perde 10kg de urânio e já possui cerca de 29 anos de idade, ou seja, já foi muito mais potente do que é hoje.
Hoje é possível visitar este local, porem tem umas condições para esta visita:
1 - nenhum ser humano pode ficar a menos de 200 metros;
2 - nenhum ser humano pode ficar por mais de 15 minutos neste local;
Obs.: esta visitação só é possível pois foi construído um sarcófago em volta do reator 4 de Chernobyl por medida de segurança, onde está localizado o Pé de Elefante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário