Local: Deserto de Karakun (Cratera de Darvaz)
Surgimento: O ano exato não é preciso, alguns relatam que aconteceu na década de 50 e outros relatam que aconteceu no ano de 1971, geólogos estavam a procura de petróleo e gás natural nesta região. O resultado foi que havia quantidade de gás natural muito satisfatória, porem durante as escavação foi descoberto que uma caverna subterrânea estava repleta de gás tóxico.
Durante os trabalhos, o solo cedeu abrindo uma enorme cratera que engoliu os equipamentos. Neste
incidente não houve nenhuma morte, contudo grande parte deste gás tóxico (gás metano) foi lançado para a atmosfera causando sérios problemas ambientais e afetando os povos das aldeias próximas ao deserto, resultando em mortes. Os cientistas, com medo de que mais gases fossem lançados à atmosfera, decidiram queima-los. Sendo uma medida mais segura a ser tomada naquela ocasião, e em termos ambientais é a solução mais coerente a se tomar.
Na época, as expectativas eram que o gás queimasse por alguns dias, mas após décadas de ser incendiado a cratera continua queimando. Até hoje não há previsão alguma de quando estas labaredas irão finalmente cessar, já que ninguém tem noção da quantidade de gás existente no subsolo do Deserto de Karakun. Desde então este local ficou conhecido como A Porta Para O Inferno.
Informação Pertinente: O gás metano quando lançado na atmosfera é um gás super perigoso de efeito estufa.
Até o próximo post pessoal beijo no coração e Tchau!
Nenhum comentário:
Postar um comentário